The Secret Year

Você deve estar se perguntando: o que raios é um Blog Tour? Eu explico: uma escritora gostaria de ter seu livro divulgado para mais leitores, então ela ou sua editora entra em contato com algum blog e cede um exemplar do livro para que seja feito um Blog Tour, ou seja, o livro será passado para outros tantos blogueiros lerem e resenharem. Ao final, inúmeros leitores saberão sobre o livro e, melhor, terão visto opiniões diferentes sobre o mesmo livro. No meu caso, eu entrei em contato com a querida Jennifer Hubbard e ela me disse que vários blogueiros já a tinham procurado, mas até então ela não tinha livro disponível para enviar. Dei sorte que logo em seguida ela me respondeu dizendo que tinha conseguido uma cópia e gostaria muito que fosse feito um Blog Tour de seu livro para os leitores brasileiros.

THE SECRET YEAR
Autora: Jennifer R. Hubbard
Editora: Viking
Páginas: 193
Nota:
Compre Hardcover ou Paperback

Sinopse: Colt e Julia estavam juntos há um ano, mas ninguém sabia disso. Julia vivia em Black Mountain Road em uma mansão – com empregados – e para completar o pacote tinha um namorado para acompanhá-la nas festas do clube country. Colt definitivamente não vinha de Black Mountain, e ninguém teria entendido por que eles estavam juntos. Mas isso nunca importou para eles. Até que Julia morre em um acidente antes do último ano do colegial, e, de repente, Colt é o único que sabe do segredo deles. Ele tenta fingir que sua vida continua a mesma, mas ele é perseguido pelas memórias de Julia. As coisas pioram quando o diário de Julia, no qual ela escrevia sobre o romance dos dois, cai em suas mãos. Colt procura respostas em cada anotação: Julia o tinha amado de verdade? De alguma maneira ele era culpado pela morte dela? Mas a última pergunta – que ninguém pode responder – é: Como ele deveria esquecer alguém que para começo de conversa nunca tinha sido dele?

The Secret Year é um romance dramático que te perturba do início ao fim. Com capítulos curtos, anotações de um diário e um personagem conturbado, Jennifer consegue te carregar pelos pensamentos mais confusos de um garoto de 17 anos que perdeu a namorada “secreta” e acabou de receber do irmão da garota um diário que ela mantinha contando tudo o que eles faziam nas noites de sextas-feiras; anotações escritas em forma de recadinhos endereçados para C.M. (Colt Morrissey) ou, às vezes, poemas.

Colt é um moleque qualquer de 17 anos, que precisa lidar com a perda de sua namorada sem que os outros descubram que eles tinham tido um caso. Nesse meio tempo ele vai se envolver com a amigona do grupo, que também tem seus problemas em casa, e arranjar briga com os riquinhos de Black Mountain. Pois é, é uma confusão atrás da outra!

A leitura é rápida e o vocabulário não é difícil; tem uma ou outra gíria pelo texto, mas nada que atrapalhe o entendimento do contexto. O protagonista é um personagem bastante profundo, pois ele vai da perda ao amor imensurável em um piscar de olhos (basta abrir o diário!). Em alguns pontos me senti confusa, pois o ruim de ter uma personagem morta é que você não sabe a verdadeira opinião dela (e isso me deixou com muita raiva da riquinha Julia).

Tirando o fato que Colt faz sexo durante quase o livro todo (quando ele não está fazendo ele está pensando sobre o assunto), tem uma história bem intensa por trás disso. Acho que a escritora poderia ter aprofundado em outros acontecimentos, pois há mil coisas ocorrendo ao mesmo tempo e nenhuma delas é terminada, tudo fica no ar… E o final é BEM revoltante! Na verdade, eu gostei porque Colt mereceu e o fim fez todo sentido, mas é aquele final que depois você olha pro livro e pensa: Ela poderia ter feito melhor!

Da mesma forma que é fofo ler as anotações de Julia no diário, porque parece que estamos lendo o próprio diário, a bendita da garota só fala no namorado, Austin, e que vai terminar com ele e blábláblá. E isso a torna uma personagem MUITO chata (mesmo morta!)

Embora eu ache que ela poderia ter melhorado bastante vários aspectos, dou nota 4 porque tem história, os personagens são bem construídos e a capa é muito linda!

The Secret Year Blog Tour
Participantes:

Bookaholic Lis
Literalmente Falando
The Bookaholic Princess
Babi Dewet
Muito Pouco Crítica
Bookaholic Girls
My Little World of Books
Abstraia-se
Garota que Lê
A Bookaholic World
Dica de Amigas
Fracky
Books out of the Bookshelves
Psychobooks
Divagações
Amount of Words

Jennifer, thank you so much for sending the book to me and letting us spread the word about you! You’re a really talented writer. I liked how you managed to talk about so many issues in one single book. Unfortunately, it ended too soon… I wish there was a continuation or it was a bigger book ;D
Anyway, congratulations! The Secret Year is not a secret anymore, it’s a remarkable moment in a teenager’s life that now will follow your readers too.

Books Worth Reading: